O VOLUNTARIADO EM ESCOLA CONFESSIONAL

uma experiência de (eco)espiritualidade e diaconia a partir da cidadania participativa

Autores

  • Gilson de Oliveira Cardoso Faculdades EST
  • Patr´ícia Machado Vieira UFRGS
  • Nilton Eliseu Herbes Faculdades EST

Palavras-chave:

Voluntariado, Diaconia, Ecoespiritualidade, Cidadania Participativa

Resumo

Este artigo propõe a reflexão sobre a possibilidade de uma ecoespiritualidade, a partir da concepção de espiritualidade cristã e sua relação com a diaconia e a cidadania participativa. A reflexão possui cunho etnográfico, a partir da experiência de criação e organização de um grupo de voluntariado em uma escola confessional da cidade de Porto Alegre, durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024. Através do relato da experiência junto ao grupo de voluntariado, vivenciada por alguns dos autores deste artigo e da pesquisa exploratória sobre os termos diaconia, ecoespiritualidade e cidadania participativa, o artigo propõe que a prática do voluntariado, ligada à dimensão religiosa e compreendida como diaconia, pode-se reforçar a ideia de uma ecoespiritualidade encarnada na história pessoal dos sujeitos e da época atual e, ao mesmo tempo, contribuir para  o desenvolvimento de uma cidadania participativa.

Downloads

Publicado

2025-09-11

Como Citar

de Oliveira Cardoso, G., Machado Vieira, P., & Eliseu Herbes, N. . (2025). O VOLUNTARIADO EM ESCOLA CONFESSIONAL: uma experiência de (eco)espiritualidade e diaconia a partir da cidadania participativa. Tear Online, 14(1), 59–74. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/tear/article/view/4121