O VOLUNTARIADO EM ESCOLA CONFESSIONAL
uma experiência de (eco)espiritualidade e diaconia a partir da cidadania participativa
Palavras-chave:
Voluntariado, Diaconia, Ecoespiritualidade, Cidadania ParticipativaResumo
Este artigo propõe a reflexão sobre a possibilidade de uma ecoespiritualidade, a partir da concepção de espiritualidade cristã e sua relação com a diaconia e a cidadania participativa. A reflexão possui cunho etnográfico, a partir da experiência de criação e organização de um grupo de voluntariado em uma escola confessional da cidade de Porto Alegre, durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024. Através do relato da experiência junto ao grupo de voluntariado, vivenciada por alguns dos autores deste artigo e da pesquisa exploratória sobre os termos diaconia, ecoespiritualidade e cidadania participativa, o artigo propõe que a prática do voluntariado, ligada à dimensão religiosa e compreendida como diaconia, pode-se reforçar a ideia de uma ecoespiritualidade encarnada na história pessoal dos sujeitos e da época atual e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania participativa.