SANTUÁRIO DE SANTA RITA DE CÁSSIA COMO BEM CULTURAL APROPRIADO PELAS AGÊNCIAS DE VIAGENS RECEPTIVAS DE SANTA CRUZ/RN:

análise das publicações no Instagram (2022-2023)

Autores

Palavras-chave:

Agências de viagens, Turismo Religioso, Patrimônio Cultural, Instagram, Santa Cruz/RN

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as estratégias de apropriação dos bens culturais de Santa Cruz/RN, enquanto atrativos turísticos, nas publicações do Instagram das agências receptivas do município, realizadas entre os anos de 2022 e 2023. O referencial teórico articula os estudos sobre patrimônio cultural, turismo e cidades. Metodologicamente, recorre-se à sistematização e análise das postagens feitas nas páginas das três agências com receptivo no município: Acauã Viagens e Turismo, Breno Viagens e BT Viagens e Turismo. As postagens realizadas entre os anos de 2022 e 2023 foram sistematizadas em cinco categorias: Receptivo, Emissivo, Transportes, Datas Comemorativas e Outros. É possível afirmar que, por mais que as agências atuem como receptivas no mercado turístico, o foco principal de atuação para a comercialização é o turismo emissivo. Os resultados evidenciam que as agências receptivas de Santa Cruz/RN possuem estratégias mínimas de apropriação dos bens culturais da cidade e, quando os bens culturais do município aparecem, o único atrativo mobilizado é o Santuário de Santa Rita de Cássia, com significativo potencial de apropriação pelo turismo religioso.

Biografia do Autor

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ Professor

Professor do Curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre, graduado (licenciatura e bacharelado) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Integrante do Grupo de Pesquisa Turismo, Sociedade & Território. Editor da Revista Turismo, Sociedade & Território (2021-atual). Atua principalmente nas áreas de Patrimônio Cultural, História da Educação, Turismo Cultural e Ensino de História.

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Publicado

2024-10-14

Como Citar

Fonseca, R. M. F. de L., & Silva, E. C. H. da. (2024). SANTUÁRIO DE SANTA RITA DE CÁSSIA COMO BEM CULTURAL APROPRIADO PELAS AGÊNCIAS DE VIAGENS RECEPTIVAS DE SANTA CRUZ/RN: : análise das publicações no Instagram (2022-2023). TEAR ONLINE, 13(1), 41–60. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/tear/article/view/2892