Vitória Valentina: Possibilidades Criativas na Interseção das Linguagens em HQ
Possibilidades Criativas na Interseção das Linguagens em HQ
Palavras-chave:
Literatura,, HQs, gêneros, cultura popular, cultura erudita.Resumo
Em tempos que um Nobel de Literatura foi dado a um cantor provocando debates sobre o que se deve ou não denominar Literatura, pensar no cruzamento entre as fronteiras que separam os gêneros é pensar nas ressignificações da arte em suas formas diversas. Pretende-se trazer nesta resenha, a novela gráfica Vitória Valentina de Elvira Vigna, que é composta por textos, imagens , cores e demais símbolos, interseccionando as fronteiras entre cultura popular e erudita, mesclando e fundindo os dois conceitos, alçando o gênero à Literatura. Os HQs são gêneros discursivos contemporâneos que do ponto de vista formal são propriedade da cultura popular, mas do ponto de vista estético apresentam uma narrativa singular na produção de sentidos e discursos em relação ao sujeito social, com inúmeras possibilidades de estudos. Interessa-nos analisar na narrativa como as fronteiras foram rompidas nas diversas acepções sobre o fazer literário.
Referências
CANDIDO, Antônio. O discurso e a cidade. 3ª e.d. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro Sobre Azul, 2004.
VIGNA. Elvira. Vitória Valentina. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2013.
LUYTEN, Joseph M. O que é literatura de cordel. São Paulo: Brasiliense, 2005
_____. O que é literatura popular. 5ª e.d. São Paulo: Brasiliense, 1992. (Coleção Primeiros Passos).
FRONZA, Marcelo. Aprendendo História com as histórias em quadrinhos. In: SCHIMDT, Maria Auxiliadora e BARCA, I. Aprender História: Perspetivas da Educação Histórica. Ijuí: Editora Unijuí, 2009. p. 197-224.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rosa Cristina Hood Gautério
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.