“DON’T PANIC!”: PISTAS E PROBLEMATIZAÇÕES PARA PENSAR AS LACUNAS CONCEITUAIS NAS (IN)DEFINIÇÕES DE CULTURA POP

Autores

  • Larissa Tamborindenguy Becko UNISINOS
  • Adriana Amaral UNISINOS

Palavras-chave:

cultura pop, mídia, cotidianidade, gosto

Resumo

O trabalho proposto tem por objetivo elencar e discutir pistas e possibilidades acerca do “esticamento” do termo cultura pop, que provoca percepções diversas sobre a definição conceitual do fenômeno. A partir de uma análise exploratória e de cunho ensaístico, sugerimos três eixos de reflexão: 1) Plataformização dos gostos e afetos da e na cultura pop; 2) A cultura pop como rótulo no contexto do consumo midiático; e 3) Cotidianidade e presença da cultura pop. As reflexões derivadas a partir desses eixos denotam que a ampla utilização do termo “cultura pop” ainda requer um refinamento epistemológico em relação às lógicas de produção, consumo e de circulação desses bens nas redes digitais que articule perspectivas culturalistas e das materialidades da comunicação.

Biografia do Autor

Larissa Tamborindenguy Becko, UNISINOS

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos (São Leopoldo/RS, Brasil). O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. O trabalho também recebe o apoio do CNPq através da Bolsa de Produtividade (PQ).

Adriana Amaral, UNISINOS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos (São Leopoldo/RS, Brasil) e pesquisadora do CNPq.

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Publicado

2021-09-10