Mito das amazonas, espaço das mulheres e os Estados Unidos
um olhar sobre a Antiguidade Clássica e a construção da Mulher-Maravilha por William Moulton Marston
Palavras-chave:
Mulher-Maravilha, recepção dos clássicos, William Moulton MarstonResumo
Em 1941, a personagem Mulher-Maravilha foi criada pelo psicólogo estadunidense William Moulton Marston, que utilizou elementos da cultura grega antiga para elaborar suas histórias. A heroína é uma amazona da Ilha Paraíso que vai aos Estados Unidos para trazer paz ao mundo e emancipar as mulheres do país. A análise proposta por este artigo consistirá na compreensão das recepções dos clássicos na contemporaneidade, dos elementos de linguagem das histórias em quadrinhos e da participação das mulheres na sociedade, na cultura e na mitologia da Grécia Antiga, fazendo contrapontos entre os estudos clássicos e a representação dos quadrinhos de Marston em seu contexto. Para tal, serão utilizados os autores Michel Foucault, Mary Beard, Lorna Hardwick, Donna Haraway, Alberto Mario Banti, Victoria Sebben Rodrigues e Cristina Maria de Oliveira.
Referências
ALSTON, Richard. Foucault and Roman Antiquity: Foucault’s Rome Introduction. Foucault Studies, n. 22, p. 7–30, 2017.
BANTI, Alberto Mario. Wonderland. La cultura di massa da Walt Disney ai Pink Floyd. Roma-Bari: Laterza, 2019.
BBC. Margaret Sanger: o controverso legado da 'mãe' do controle de natalidade. BBC News Brasil. 4 fev. 2023. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-64235036> Acesso em 11 fev. 2023.
BEARD, Mary. Confronting the Classics: Traditions, Adventures and Innovations. London: Profile Books, 2013.
BEARD, Mary. Mulheres e poder: um manifesto. Trad. Celina Portocarrero. São Paulo: Planeta do Brasil, 2018.
CERENCIO, Priscilla Ferreira. O escudo da América: O discurso patriótico na revista Captain America Comics (1941-1954). Dissertação de Mestrado em História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
DREYFUS, Hubert L.; RABINOW, Paul. Michel Foucault Entrevistado por Hubert L. Dreyfus e Paul Rabinow. In: Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Trad. Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995, p. 253–278.
FOUCAULT, Michel. Michel Foucault, uma entrevista: sexo, poder e a política da identidade. verve. revista semestral autogestionária do Nu-Sol, Trad. Wanderson Flor do Nascimento. v. 5, p. 260–277, 2004.
GRIMAL, Pierre. Dicionário da Mitologia Grega e Romana. Trad. Victor Jabouille. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
HARAWAY, Donna J. Manifesto ciborgue: Ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: TADEU, Tomaz (Org.). Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Trad. Tomaz Tadeu. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 33–118.
HARDWICK, Lorna. Reception Studies. New York: Cambridge University Press, 2003. (Greece & Rome - New Surveys in the Classics, 33).
IACOMINI, Luca Lima; PEZZI, Nathália Santos. Experiências sobre uso da cultura pop para ensinar Segunda Guerra Mundial a alunos de Ensino Médio durante a pandemia. Revista de Educação Histórica, vol. 21, jul-dez 2020, p. 68-83.
LEPORE, Jill. A história secreta da Mulher-Maravilha. Trad. Érico Assis. 1. ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2017.
LIMA, Sávio Queiroz. Elmo, escudo e bota: três mundos gregos para a Mulher-Maravilha (Grécia Antiga, década de 40 e década de 80). NEARCO: Revista Eletrônica de Antiguidade, v. 7, n. 2, p. 100–113, 2014.
PURDY, Sean. O Século Americano. In: KARNAL, Leandro; MORAIS, Marcus Vinicius de; FERNANDES, Luiz Estevam; et al (Eds.). História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007, p. 173–275.
RIORDAN, Rick. O ladrão de raios. Trad. Ricardo Gouveia. 2. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2009. (Percy Jackson e Os Olimpianos, I).
RODRIGUES, Victória Sebben; OLIVEIRA, Cristina Maria de. Linguagens e enunciações das Histórias em Quadrinhos: uma análise do discurso quadrinhista. EnsiQlopédia, v. 14, n. 1, 2018, p. 66-93.
Wonder Woman n. 1. DC, 1941.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luca Lima Iacomini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.