Relação entre feminicídio e misoginia no patriarcado

Resquícios da caça às "bruxas" na contemporaneidade

Autores

  • Larissa de Cássia Donadel URI
  • Ellara Valentini Wittckind URI

Palavras-chave:

Feminicídio, Misoginia, Patriarcado, Caça às

Resumo

Para que o ato de matar uma mulher seja considerado feminicídio é preciso que tenha decorrido de ódio a ela, pelo fato de ser mulher. Odiar mulheres é um requisito de manutenção do patriarcado ocidental, marcado por perseguições, proibições, desigualdades e assassinatos decorrentes de imposição de padrões sociais e familiares que as mulheres, até hoje, não conseguem cumprir. A caça às “bruxas” é um paradigma utilizado para demonstrar que ela existe até hoje, mas sob outras roupagens, como as violências domésticas, os feminicídios, a limitação da participação de mulheres na seara pública e decisória, para a manutenção da estrutura patriarcal. Estuda-se, nesta pesquisa, os resquícios da caça às “bruxas” na sociedade ocidental contemporânea para questionar até onde vão às estruturas do patriarcado, em prejuízo do ser mulher? Utiliza-se da técnica de pesquisa bibliográfica e do modo de raciocínio argumentativo e do método de abordagem crítico, para tanto.

Biografia do Autor

Larissa de Cássia Donadel, URI

Acadêmica de Direito na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Cerro Largo-RS. Estagiária junto ao Foro da Comarca de Cerro Largo-RS. Pesquisadora.

Ellara Valentini Wittckind, URI

Professora na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Campus de Cerro Largo-RS e Campus de São Luiz Gonzaga-RS, Doutoranda em Direitos Especiais pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Campus de Santo Ângelo-RS, Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Campus de São Leopoldo-RS, Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela URI-SAN, graduada em Direito pela mesma Universidade, Advogada (OAB/RS 73.744), Pesquisadora, Bolsista PROSUC/URI/TAXA. Integrante do grupo de pesquisa registrado no CNPQ Democracia, Movimentos Sociais e Direitos Humanos: Olhares voltados para a complexidade do Estado e de vulnerabilidades sociais, vinculado ao PPG Direito – Mestrado e Doutorado da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus Santo Ângelo-RS.

Downloads

Publicado

2023-12-05