Educação e valorização da diversidade

Exclusão versus inclusão na escola

Autores

  • Edemir Braga Dias URI

Palavras-chave:

Educação e transformação, Pluralidade cultural, Identidade e diferença, Educação Inclusiva

Resumo

O discurso acerca da educação na contemporaneidade tende a apresentar como inclusiva à diversidade humana. Contudo, observa-se contextos alheios ao outro, onde diversos indivíduos são negados, por vezes, convidados à marginalização e fuga dos espaços educacionais formais. Negro, indígena, pessoas com necessidades especiais, entre outros sujeitos, são desconsiderados na sua essência humana. Assim, por meio de um estudo bibliográfico e hipotético-dedutivo surge a presente reflexão lastreada na inquietação acerca da inclusão e do respeito à pluralidade de indivíduos que permeiam a escola. Conclui-se que o reconhecimento da diversidade dialoga com a mudança cultural que, necessariamente, precisa apoiar-se numa educação comprometida com a formação humanizante e humanizadora, que influenciará a formação de sociedades includentes onde a valorização das diferenças seja a regra.

Biografia do Autor

Edemir Braga Dias, URI

Doutorando em Direito pelo PPGD da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI Campus Santo Ângelo. Mestre em Direitos Especiais pela mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2023-12-05