Hombres Necios

A poesia de Sóror Juana Inés de la Cruz e um estudo analítico de seus poemas à luz de considerações teológicas e feministas

Autores

  • Caroline Julie da Rosa Cougo Faculdades EST

Palavras-chave:

Sóror Juana Inés de La Cruz, Feminismo, Formas poéticas, Teologia, Literatura

Resumo

O objetivo deste trabalho é estudar a forma dos poemas de Sor Juana Inés de La Cruz, observando as construções de seus poemas e suas escolhas linguísticas, utilizando, para isso, as análises de formas poéticas de Cândido, que sobre a poesia, diz que “a atividade poética é revestida de um caráter superior dentro da literatura, e a poesia é como a pedra de toque para avaliarmos a importância e a capacidade criadora desta” (2006, p. 19). Ao falarmos de Sor Juana, porém, não falamos apenas de poemas, mas, também, de teologia e feminismo. Embora o termo feminismo ainda não existisse naquele tempo, Sor Juana reflete suas principais características e questionamentos, e isso demonstra o quão à frente de seu tempo ela era, pois, os questionamentos por ela levantados foram desenvolvidos séculos depois. Considerações sobre feminismo e teologia, então, serão tecidas ao realizar o estudo poético de suas obras. Conclui-se que sua obra era rica em significados e em formas e que, mesmo assim, há muito a ser discutido e revelado sobre as principais reflexões de Sor Juana sobre teologia, sobre o ser mulher e sobre como ela expressava todos esses sentimentos de forma literária, com primazia nas formas poéticas.

Biografia do Autor

Caroline Julie da Rosa Cougo, Faculdades EST

Graduada em Letras: Português/Inglês - Licenciatura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestranda em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST).

Downloads

Publicado

2023-12-05