APRENDER ESPANHOL E DECOLONIZAR

Uma prática de ensino

Autores

  • Danilo Espindola Catalano

Palavras-chave:

Pedagogia, decolonialidade, ensino da língua espanhola

Resumo

Este projeto tem a intenção de apresentar o trabalho docente pessoal do pesquisador, analisando o seu trabalho, apresentando um método decolonial para o processo do ensino da língua espanhola para os brasileiros. Antes de ser analisado tal processo de ensino com exemplos das aulas do próprio pesquisador, se vê necessária uma conversa entre os autores Aníbal Quijano e Walter Mignolo, para a definição e caracterização do que seria a decolonialidade, que após este diálogo entre eles, irá vir a ser estabelecida uma relação com a pedagogia emancipatória de Paulo Freire e as suas especificações decoloniais com a autora Catherine Walsh, que é a autora central para poder ser contextualizada a configuração de uma relação clara entre a decolonialidade e a prática pedagógica, para que possa ser apresentada a metodologia de ensino do pesquisador docente, como exemplo para uma didática diferente para o ensino do espanhol, mas não chegando a ser uma proposta didática, mas uma apresentação para que conheçam a maneira de atuar de forma autônoma, tendo como objeto principal uma autoavaliação docente que pode servir de exemplo para os profissionais da área, além de aproveitar para fazer da prática pedagógica um espaço de luta decolonial.

Downloads

Publicado

09/09/2024

Como Citar

Espindola Catalano, D. (2024). APRENDER ESPANHOL E DECOLONIZAR: Uma prática de ensino. Identidade!, 29(Especial), 85. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/3167