ESCOLAS COMUNITÁRIAS NA GUINÉ-BISSAU

Escolas Comunitárias de Bijimita

Autores

  • Nemésio Boni Nanque
  • Alaiquet Papa Vieira Có

Palavras-chave:

Guiné-Bissau, população, escola comunitária, desenvolvimento

Resumo

As escolas comunitárias na Guiné-Bissau ajudam no desenvolvimento da educação e desempenham um papel fundamental no funcionamento da educação escolar para crianças, porque sem as escolas comunitárias muitos delas não teriam acesso às escolas formais, pois os habitantes das zonas rurais contribuem para o desenvolvimento da educação por meios das escolas que constroem denominadas escolas comunitárias e que são mantidas pelos próprios habitantes, embora funcionem com muitos obstáculos, porque essas escolas comunitárias dependem principalmente do apoio financeiro e técnico de organizações não governamentais locais e internacionais, bem como da ajuda voluntária de professores e membros da comunidade. Este trabalho aponta como objetivo principal: entender a organização e funcionamento das escolas comunitárias de igual modo tentar saber as formas que se relacionam com a comunidade mantenedora e atuação dos professores nessas escolas. O procedimento metodológico do trabalho é de cunho qualitativo e pesquisa de campo. Com intenção de recolher os dados, será feita entrevistas com alguns pais, encarregados de educação, professores e os alunos. Ademais, haverá a revisão da literatura. Com base neste trabalho será averiguada a percepção dos atores envolvidos na formulação e implementação das escolas comunitárias. Destarte, com este estudo, saber-se-á sobre os obstáculos que os familiares enfrentam na assunção de uma escola comunitária e os sentidos subjacentes nessa iniciativa no âmbito do processo da educação comunitária.

Downloads

Publicado

09/09/2024

Como Citar

Boni Nanque, N. ., & Papa Vieira Có, A. . (2024). ESCOLAS COMUNITÁRIAS NA GUINÉ-BISSAU: Escolas Comunitárias de Bijimita. Identidade!, 29(Especial), 64. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/3142

Edição

Seção

TERRITÓRIOS, RELAÇÕES DE GÊNERO E CONHECIMENTO NA ÁFRICA GLOBAL