O PAPEL DE ANGOLA NA GEOPOLÍTICA INTERNACIONAL E SEU PROTAGONISMO REGIONAL NA COMUNIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA ÁFRICA AUSTRAL (SADC)

Autores

  • Manuel Mfinda Pedro Marques
  • Carlos Subuhana

Palavras-chave:

Angola, política mundial, acordos internacionais, política externa

Resumo

Angola, oficialmente República de Angola, um dos cerca de 54 países africanos, situa-se na costa da África subsaariana, durante 493 anos foi ocupada e colonizada por Portugal, conquistou a sua independência em 1975, o seu território está limitado a norte e a nordeste pela República Democrática Congo, a leste pela República da Zâmbia, a Sul Pela República do Namíbia e a Oeste pelo oceano Atlântico. Possui 18 províncias. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar o papel de Angola na geopolítica internacional e seu protagonismo na região da SADC. Os objetivos específicos são: descrever o protagonismo de Angola no alcance do desenvolvimento da região da SADC; identificar o papel de Angola na geopolítica internacional; avaliar o papel de Angola na geopolítica e seu potencial regional. Vale ressaltar que Angola desempenha um papel fundamental na geopolítica internacional e regional, no cenário internacional e no âmbito bilateral. Neste sentido, a República de Angola, em termos da geopolítica internacional e da multilateralidade global, em particular na região da SADC. Nessa perspectiva, Angola tem um protagonismo regional que lhe permite expandir a sua influência no âmbito das relações internacionais e cooperação com outras nações, em fortalecer laços na busca de interpretar as realidades a nível do contexto mundial. Assim, sendo que mantêm uma estratégia no interesse da paz internacional e regional na negociação da estabilidade do planeta e demais nações no contexto da política externa e internacional. Para tanto, Angola vem a desempenhar um papel decisivo no novo contexto da geopolítica internacional e na sua inserção nas matérias de geopolítica mundial, que visa promover o protagonismo do país na articulação da relação com outras nações em aspecto políticos e dos acordos internacionais.

Downloads

Publicado

09/09/2024

Como Citar

Mfinda Pedro Marques, M., & Subuhana, C. (2024). O PAPEL DE ANGOLA NA GEOPOLÍTICA INTERNACIONAL E SEU PROTAGONISMO REGIONAL NA COMUNIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA ÁFRICA AUSTRAL (SADC). Identidade!, 29(Especial), 27. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/3076