LITERATURA DE CORDEL, UM CAMINHO PARA O ESTUDO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Roberto Remígio Florêncio Instituto Federal Sertão Pernambucano
  • Leomara Coelho Damasceno Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Sociolinguística, Cultura Popular, Regionalismo, Poesia

Resumo

O presente estudo apresenta a Literatura de Cordel como um dos elementos para se trabalhar variações linguísticas nas aulas de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental. A partir de análise de textos, são apontadas direções que podem ajudar na atividade docente, possibilitando a formação do aluno em relação à linguagem e suas múltiplas formas. Foram realizadas leituras de teóricos e cordelistas, no intuito de mostrar e comprovar a necessidade de se trabalhar de forma mais abrangente os conteúdos citados. O presente estudo apresenta possibilidades de debater e ofertar propostas sobre o tema em tese que podem auxiliar no processo de ensino da língua materna. O trabalho, cujo objetivo é aprimorar a capacidade comunicativa e interativa entre as pessoas e o mundo em que vivem, procura alargar os conhecimentos voltados à cultura popular, aos falares regionais e a quebra de paradigmas em relação ao ensino da gramática contextualizada.

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Publicado

04/20/2023

Como Citar

Remígio Florêncio, R., & Coelho Damasceno, L. (2023). LITERATURA DE CORDEL, UM CAMINHO PARA O ESTUDO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Identidade!, 27(2), 290–310. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/2264

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