ESCREVIVÊNCIAS ACADÊMICAS

REFLEXÕES SOBRE ANCESTRALIDADE E RECONHECIMENTO DESDE UM ENCONTRO COM A LITERATURA DE CONCEIÇÃO EVARISTO

Autores

  • Alexandra Domingues

Palavras-chave:

Classe, Escrevivência, Reconhecimento, Gênero

Resumo

O presente artigo se desdobra desde uma proposta metodológica vivenciada pela autora durante o primeiro semestre do ano de 2019, a partir da proposição estética de uma disciplina ofertada em um curso de Pós-Graduação em Educação, de uma Universidade Pública localizada no Sul do Brasil, a qual teve como objetivo contemplar a perspectiva teórica da produção literária e crítica de mulheres latino-americanas, em particular negras e indígenas, posta de certo modo, em contraste, com o campo moderno e basilar que compõe o contexto ocidentalizado em que se pauta grande parte das discussões intelectuais do campo simbólico e, por conseguinte, do saber hegemonicamente constituído em instituições de formação de profissionais especializados. Nesta oportunidade, além da compelida reflexão sobre a estruturação social da América Latina e do Brasil, desde sempre subjugados à pretensa superioridade colonizadora da cultura ocidental, o especial encontro com a escritora negra Conceição Evaristo, levou a autora a perceber que este exercício foi capaz de lhe oportunizar uma experiência intensa de reconexão e familiaridade com as mulheres que constituíram a sua existência, desdobrando-se então em uma escrita literária e reminiscente, outrora gerada através da sua escrivivência compartilhada ao final do texto.

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Publicado

04/20/2023

Como Citar

Domingues, A. (2023). ESCREVIVÊNCIAS ACADÊMICAS: REFLEXÕES SOBRE ANCESTRALIDADE E RECONHECIMENTO DESDE UM ENCONTRO COM A LITERATURA DE CONCEIÇÃO EVARISTO. Identidade!, 27(2), 185–204. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/2258