QUILOMBO IVAPORUNDUVA:

O SABER ESCOLAR EM NÍVEL SUPERIOR COMO MEDIADOR NA FORMAÇÃO DO JOVEM QUILOMBOLA E SEU COMPROMISSO COM A ATIVIDADE SOCIAL DA COMUNIDADE

Autores

  • Márcia Cristina Américo
  • Anna Maria Lunardi Padilha

Palavras-chave:

Quilombo, Organização Social, Juventude

Resumo

Uma vez analisada a formação e evolução histórica do Quilombo Ivaporunduva e sua organização territorial e social, no curso de mestrado em educação, na continuidade dos estudos, minha proposta é aprofundar a discussão teórica da questão da apropriação, por parte dos jovens quilombolas, de outros conhecimentos adquiridos em cursos de nível superior como estratégia da comunidade e seus líderes para manter a sobrevivência no território e, estando presente no quilombo, acompanhar o movimento de busca por esses conhecimentos escolares, o início e a permanência nos cursos escolhidos e o retorno dos jovens quilombolas ao cotidiano da comunidade. Pergunto sobre as relações entre duas esferas da vida humana: as esferas cotidianas e a não cotidianas na formação do indivíduo, ancorando-me nos escritos de Agnes Heller. No caso desta pesquisa, o foco será a escolaridade em nível superior dos jovens quilombolas.

Downloads

Publicado

05/31/2021

Como Citar

Cristina Américo, M. ., & Lunardi Padilha, A. M. . (2021). QUILOMBO IVAPORUNDUVA: : O SABER ESCOLAR EM NÍVEL SUPERIOR COMO MEDIADOR NA FORMAÇÃO DO JOVEM QUILOMBOLA E SEU COMPROMISSO COM A ATIVIDADE SOCIAL DA COMUNIDADE. Identidade!, 16(1), 12–27. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/167

Edição

Seção

DIVERSIDADE E IDENTIDADE