ALTERIDADE, IDENTIFICAÇÃO E O ACESSO A DIREITOS INDÍGENAS

Autores

  • Júlia Beatriz Sousa Guimarães Universidade Evangélica de Goiás
  • Marcos Flávio Portela Veras Universidade Evangélica de Goiás

Palavras-chave:

Alteridade, Direitos indígenas, Identificação étnica

Resumo

Esse artigo aborda a experiência de um dos autores do encontro com a alteridade, dentro de um processo de valorização cultural, que fazem pensar questões como alteridade, identificação étnica e direitos indígenas. Isso leva necessariamente a uma abordagem jurídico-antropológica de situações diversas e aparentemente controversas. Nesse exercício foi possível perceber como a mudança de perspectivas conceituais e legais podem influenciar as intervenções estatais que envolvem as populações indígenas. Também que, à medida que a dignidade dessas populações for considerada e seus direitos legais efetivados, mais indivíduos terão a oportunidade de entender mais claramente sua história e seu pertencimento. Para tanto, foi utilizado recurso metodológico da história de vida narrada por um dos autores e analisada com base numa revisão de literatura da temática abordada.

Biografia do Autor

Júlia Beatriz Sousa Guimarães, Universidade Evangélica de Goiás

Graduação em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Antropologia Intercultural pela Universidade Evangélica de Goiás. Identifica-se como parte do grupo étnico Xikrin. 

Marcos Flávio Portela Veras, Universidade Evangélica de Goiás

Doutor em Antropologia Social. Universidade Evangélica de Goiás. Anápolis, Brasil. Contato: marcos.veras@unievangelica.edu.br.

Downloads

Publicado

11/16/2022

Como Citar

Guimarães, J. B. S., & Veras, M. F. P. (2022). ALTERIDADE, IDENTIFICAÇÃO E O ACESSO A DIREITOS INDÍGENAS. Identidade!, 27(1), 11–32. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/1279

Edição

Seção

DIVERSIDADE E IDENTIDADE