Ontologia da angústia e coragem em Paul Tillich
Mots-clés :
Paul Tillich, A Coragem de Ser, Angústia Existencial, Auto-afirmaçãoRésumé
Nossa proposta para o GT6 Paul Tillich, constitui-se em uma breve análise teórica-bibliográfica da ontologia da angústia e coragem que Paul Tillich desenvolveu em sua obra A Coragem de Ser (1952). Em diálogo interdisciplinar com a Tiefenpsychologie e psicanálise, investiga a situação existencial humana. Para apresentarmos a ontologia tillichiana utilizaremos três de suas preleções nas conferências pronunciadas na Yale University, organizadas no texto de 1952: Ser e Coragem; Ser, Não-Ser e Angústia; e Angústia Patológica, Vitalidade e Coragem. Em cada sessão apresentaremos o pensamento do autor em diálogo com textos de pesquisadores e estudiosos da religião. Primeiramente, mostraremos o percurso filosófico que o autor faz para chegar em seu conceito de coragem como “autoafirmação” apesar da finitude, alienação e neuroses. Depois, apresentaremos o esforço da ontologia tillichiana de compreender as principais questões existenciais do homem moderno e contemporâneo. Por fim, analisar o estado de confusão da teoria psicoterapêutica da angústia que não diferencia a angústia existencial da patológica. Destarte, ressaltando que a análise ontológica é um material para a psicologia formular uma teoria consistente e prática eficiente. Consequentemente, destacamos a contribuição da ontologia da angústia e coragem tillichiana para a psicologia e os estudos de religião.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
This journal provides immediate open access to its content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge.
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication. All content is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).