DIVISÃO, TROCAS E PARTILHAS

ALTERIDADES PRATICADAS POR POVOS CULTURALMENTE DISTINTOS

Autores

Palavras-chave:

Etnomatemática, Bròtyrè, Povo Inỹ, Maxirõ, Povo Apyãwa

Resumo

O presente artigo tem como meta discutir/refletir sobre alguns aspectos relativos à divisão, troca e partilha a partir dos eventos culturais Bròtyrè (Povo Inỹ/Karajá) e o Maxirõ (Povo Apyãwa/Tapirapé), no sentido de provocar uma ampliação no processo de geração/sistematização/difusão das diferentes matemáticas. Para tanto, nos pautamos nos diálogos temáticos realizados com professores, lideranças e anciãos/ãs que ocupam uma posição central durante a celebração das cerimônias relacionadas aos eventos culturais supracitados, nas ocasiões de nossas imersões nesses espaços. Ao discutirmos esses aspectos, consequentemente, explicitamos algumas das características das matemáticas dos povos culturalmente distintos e dos desafios para que elas ocupem um lugar de visibilidade e com a mesma importância para o meio acadêmico. Nessa mesma perspectiva, buscamos mostrar, ainda, a necessidade de potencializarmos a co-presença das diferentes epstemologias e pedagogias, já que a diversidade cultural e epistemológica é uma ancora do processo de produção de saberes e conhecimentos indígenas.

Biografia do Autor

Adailton Alves da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Professor Titular na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Barra do Bugres, no Curso de Licenciatura em Matemática e nos Programas de Pós-Graduação PPGECM e PPGECII. Doutor em Educação Matemática pelo Instituto de Geociência e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro). Membro dos Grupos de Pesquisa do CNPQ WARÃ - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Etnomatemática.

João Severino Filho, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Professor Adjunto na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Barra do Bugres, no Curso de Licenciatura em Matemática e nos Programas de Pós-Graduação PPGECM e PPGECII. Doutor em Educação Matemática pelo Instituto de Geociência e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro). Membro dos Grupos de Pesquisa do CNPQ: Laboratório Internacional em Etnomatemática e Ecologia – LIEE, líder do Grupo WARÃ - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Etnomatemática. 

Downloads

Publicado

08/08/2025

Como Citar

Alves da Silva, A., & Severino Filho, J. (2025). DIVISÃO, TROCAS E PARTILHAS : ALTERIDADES PRATICADAS POR POVOS CULTURALMENTE DISTINTOS. Identidade!, 30(1), 205–222. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3489