DIVISÃO, TROCAS E PARTILHAS
ALTERIDADES PRATICADAS POR POVOS CULTURALMENTE DISTINTOS
Palavras-chave:
Etnomatemática, Bròtyrè, Povo Inỹ, Maxirõ, Povo ApyãwaResumo
O presente artigo tem como meta discutir/refletir sobre alguns aspectos relativos à divisão, troca e partilha a partir dos eventos culturais Bròtyrè (Povo Inỹ/Karajá) e o Maxirõ (Povo Apyãwa/Tapirapé), no sentido de provocar uma ampliação no processo de geração/sistematização/difusão das diferentes matemáticas. Para tanto, nos pautamos nos diálogos temáticos realizados com professores, lideranças e anciãos/ãs que ocupam uma posição central durante a celebração das cerimônias relacionadas aos eventos culturais supracitados, nas ocasiões de nossas imersões nesses espaços. Ao discutirmos esses aspectos, consequentemente, explicitamos algumas das características das matemáticas dos povos culturalmente distintos e dos desafios para que elas ocupem um lugar de visibilidade e com a mesma importância para o meio acadêmico. Nessa mesma perspectiva, buscamos mostrar, ainda, a necessidade de potencializarmos a co-presença das diferentes epstemologias e pedagogias, já que a diversidade cultural e epistemológica é uma ancora do processo de produção de saberes e conhecimentos indígenas.
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