QUESTÃO RACIAL E O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO ESTADO DO AMAPÁ

Autores

Palavras-chave:

Educação Superior, Matemática, Currículo, Relações Raciais, Amapá

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar como está sendo tratado nos currículos de Licenciatura em Matemática das universidades públicas no estado do Amapá, as Questões Raciais e o Ensino da Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória do tipo bibliográfica e documental. A coleta de dados ocorreu por ampla busca sobre a educação para as relações étnico-raciais, currículo escolar, além das matrizes dos Projetos Políticos Curriculares (PPC) dos Cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Amapá, Universidade Federal do Amapá e Instituto Federal do Amapá. Os resultados apontam que nos PPC de Matemática das três instituições, o estudo das questões raciais é deficitário. Além disso, a carga horária destinada para o estudo da temática é insuficiente para uma reflexão mais profunda no que diz respeito a implementação da Lei n. 10.639/2003 e suas alterações.

Biografia do Autor

Elton Pompilio Machado, Universidade do Estado do Amapá

Graduado em Matemática pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática, Cultura e Relações Étnico-Raciais (GEPECRER). E-mail: [email protected] Orcid: https://orcid.org/0009-0006-6825-4455.

 

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade do Estado do Amapá

Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Líder e fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática, Cultura e Relações Étnico-Raciais (GEPECRER). E-mail: [email protected] Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2947-5347.

Downloads

Publicado

08/08/2025

Como Citar

Pompilio Machado, E., & Serrão Custódio, E. (2025). QUESTÃO RACIAL E O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO ESTADO DO AMAPÁ. Identidade!, 30(1), 70–91. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3479

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>