QUESTÃO RACIAL E O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO ESTADO DO AMAPÁ
Palavras-chave:
Educação Superior, Matemática, Currículo, Relações Raciais, AmapáResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar como está sendo tratado nos currículos de Licenciatura em Matemática das universidades públicas no estado do Amapá, as Questões Raciais e o Ensino da Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória do tipo bibliográfica e documental. A coleta de dados ocorreu por ampla busca sobre a educação para as relações étnico-raciais, currículo escolar, além das matrizes dos Projetos Políticos Curriculares (PPC) dos Cursos de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Amapá, Universidade Federal do Amapá e Instituto Federal do Amapá. Os resultados apontam que nos PPC de Matemática das três instituições, o estudo das questões raciais é deficitário. Além disso, a carga horária destinada para o estudo da temática é insuficiente para uma reflexão mais profunda no que diz respeito a implementação da Lei n. 10.639/2003 e suas alterações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Identidade!

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.