A ABORDAGEM DIDÁTICA DA PRÁTICA DISCURSIVA DA DESINFORMAÇÃO EM LIVROS DO PNLD PARA O ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Desinformação, livros didáticos, letramento críticoResumo
A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a abordagem didática da temática da desinformação nos livros didáticos de Linguagens e suas Tecnologias pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para Ensino Médio considerando as concepções de desinformação/Fake News abordadas e as dimensões linguístico-discursivas exploradas na análise das práticas de desinformação. Para esta apresentação, visa-se identificar as concepções de desinformação/Fake News abordadas por alguns materiais didáticos. A pesquisa fundamenta-se no conceito de desinformação apresentado por Wardle (2020) e na abordagem de letramento crítico na formação de leitores no cenário da pós-verdade como proposto por Assis, Komesu e Pollet (2021). Neste trabalho, realiza-se um estudo piloto de natureza qualitativa, por meio de uma análise de conteúdo, sobre dois livros didáticos da área de Linguagem e suas Tecnologias distribuídos para escolas de ensino médio do Brasil a partir do PNLD. A análise preliminar dos dados indica indícios de uma abordagem crítica em algumas práticas de linguagem em relação à desinformação. Contudo, observa-se ainda que o tema é abordado de maneira periférica ao conteúdo estudado. Além disso, a desinformação é predominantemente discutida nas orientações destinadas aos docentes, sendo notável a frequência do termo "Fake News" nas análises do material. Nessa perspectiva, entende-se que há inadequação quanto ao uso do termo por não contemplar todas as dimensões envolvidas no fenômeno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.