EDUCAÇÃO TURÍSTICA

Possibilidades da lei 11.645/08 nas práticas de turismo cultural em comunidades tradicionais no Ceará

Autores

  • Amadeu Correia Batista Neto
  • Daiana Assis de Oliveira

Palavras-chave:

Educação Turística, Afroturismo, Etnoturismo, Lei 11.645/08

Resumo

O estudo da história cultural afro-brasileira e indígena na educação de nível fundamental e médio torna-se direito e dever na formação educacional cidadã, mediante a lei 11.645/08. Nisto, a educação turística como proposta cultural foi apresentada como forma de instrumentalizar ações de valorização e afirmação da identidade cultural nos territórios tradicionais, visando a efetivação da lei, mediante os conhecimentos obtidos pelas trocas culturais advindas do fenômeno turístico em interação social. O objetivo central dessa análise: Compreender as dinâmicas educacionais no estado do Ceará pela possibilidade da educação turística integrada ao etnoturismo e afroturismo. O percurso metodológico de pesquisa trata-se de abordagem qualitativa de paradigma fenomenológico, além da revisão de literatura pertinente, compreendendo os movimentos já existentes da educação diferenciada nas escolas de comunidades tradicionais que utilizam práticas educacionais no turismo cultural de forma multidisciplinar para alunos e professores, como ferramenta pedagógica nos debates em sala de aula e em campo sobre as temáticas de cidadania, interculturalidade, meio ambiente e patrimônio nos currículos escolares. Este estudo sobre relação entre turistas e comunidades tradicionais protagonistas, percebemos a utilização desta prática já fomentada na conscientização da atividade turística sustentável como salvaguarda dos patrimônios comunitários e impulsionadora do pertencimento e fortalecimento destas comunidades no Ceará.

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Publicado

09/09/2024

Como Citar

Correia Batista Neto, A. ., & Assis de Oliveira, D. . (2024). EDUCAÇÃO TURÍSTICA: Possibilidades da lei 11.645/08 nas práticas de turismo cultural em comunidades tradicionais no Ceará. Identidade!, 29(Especial), 82. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3164