CONSTRUINDO DIÁLOGOS ENTRE AS AULAS DE MATEMÁTICA E A CULTURA NEGRA

BUILDING DIALOGUES BETWEEN MATHEMATICS CLASSES AND BLACK CULTURE

Autores

  • Jéssica Gomes Furtado Rede Estadual de Ensino do Paraná
  • Sandy Aparecida Pereira Rede Municipal de Educação de Porto Belo, Santa Catarina
  • Elenilton Vieira Godoy Vieira Godoy Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Cultura Negra, Africanidades, Sala de aula de matemática, Etnomatemática

Resumo

Sempre foi conferido à Matemática Acadêmica um caráter de universalidade, a partir do qual “A Matemática” europeia foi imposta como correta e única. Com o surgimento da Etnomatemática isso passou a ser questionado, sendo possível reconhecer que “A Matemática” é, na realidade, “UMA matemática”, permitindo, assim, que outras matemáticas sejam reconhecidas, validadas e valorizadas. Dessa maneira, ao buscar mais contato com os princípios da Etnomatemática, esbarrou-se em uma dissertação de mestrado, na qual o pesquisador construiu narrativas aproximando o cotidiano escolar das aulas de matemática e relações étnico-raciais. A partir da leitura desse trabalho, surgiu a seguinte inquietação, a qual, posteriormente, tornou-se a pergunta suleadora desta pesquisa: “é possível construir diálogos entre a cultura negra e as aulas de matemática?”. Assim, esta pesquisa surgiu com o objetivo de construir diálogos entre as aulas de matemática e a cultura negra. Para isso, foram entrevistados um pesquisador e duas pesquisadoras que desenvolveram, em suas dissertações de mestrado, trabalhos que articulavam as aulas de matemática e a cultura negra. A leitura dos trabalhos e as entrevistas permitiram perceber que é, sim, possível estabelecer diálogos entre a cultura negra e as aulas de matemática e o quanto isso é essencial para construir autoestima, autoconhecimento, pertencimento, identificação, representatividade e posturas antirracistas.

Downloads

Publicado

08/15/2023

Como Citar

Gomes Furtado, J., Aparecida Pereira, S. ., & Vieira Godoy, E. V. G. (2023). CONSTRUINDO DIÁLOGOS ENTRE AS AULAS DE MATEMÁTICA E A CULTURA NEGRA: BUILDING DIALOGUES BETWEEN MATHEMATICS CLASSES AND BLACK CULTURE. Identidade!, 28(1), 145–169. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/2633