ÈṢÙ NO CINEMA

UMA ANÁLISE DA REPRESENTATIVIDADE

Autores

  • Hendrix Silveira Comunidade Tradicional de Terreiro Ilé Àṣẹ Òrìṣà Wúre
  • Patrícia Sant’Ana Peixoto Comunidade Tradicional de Terreiro Ilé Àṣẹ Òrìṣà Wúre

Palavras-chave:

Exu, Cinema, Representação, Filosofia Afrocentrada

Resumo

Ao longo da história as tradições de matriz africana foram mal interpretadas pela sociedade instigada por interpretações racistas que demonizam ou primitivizam suas práticas. Esta má interpretação é refletida em muitas produções cinematográficas nacionais e internacionais. O objetivo deste artigo é apresentar quatro produções brasileiras em que o Òrìṣà Èṣù – divindade yorùbá presente na teologia de algumas tradições de matriz africana – é retratado, analisadas sob o ponto de vista da Filosofia das Religiões com uma base epistemológica afrocentrada e decolonial. Como método utilizo a Exunêutica, proposta por Silveira (2020).

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Publicado

04/20/2023

Como Citar

Silveira, H., & Sant’Ana Peixoto, P. (2023). ÈṢÙ NO CINEMA: UMA ANÁLISE DA REPRESENTATIVIDADE. Identidade!, 27(2), 246–267. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/2262

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