ARTE SAGRADA:

BHARATANATYAM COMO FORMA DE REPRESENTAÇÃO CÊNICA E ADORAÇÃO RELIGIOSA PROTAGONIZADA POR MULHERES

Autores

  • Ceci Maria Costa Baptista Mariani
  • Bruna Cristina Corrêa da Silva

Palavras-chave:

Devadasi, Dança Clássica indiana, Religião, Arte, Ritual

Resumo

A presente pesquisa, pretende desenvolver uma reflexão sobre a relação religião e arte, unindo os elementos cênicos da dança ao ritual, elegeu-se como objeto de estudo a dança clássica indiana e seu protagonismo feminino, especificamente o sistema devadasi desde sua fundação até os dias atuais. Sendo grande o número de estilos encontrados na índia, abordaremos o estilo Bharatanatyam que nasce no norte da Índia justamente através do sistema devadasi dentro dos templos. Foi possível observar que, apesar das mudanças advindas da secularização, a dança Bharatanatyam ainda permanece atrelada as crenças e as tradições, pois, mesmo agora ganhando um novo espaço – o do espetáculo – a dança se encontra “entre” não pertencendo e não deixando de pertencer, dessa forma é performance e é ritual, ou então, é arte e é religião. A presente pesquisa utilizou o método bibliográfico exploratório, tendo inicialmente como base a tese de doutorado de Joachim Andrade (2007), posteriormente foi realizado o levantamento bibliográfico com palavras-chave através de bases de dados como o portal de periódicos da Capes e Scielo. Tendo como resultados artigos e livros com temas que tratam sobre religiões afro-brasileiras, catolicismo e a cultura indígena, foi possível observar a originalidade da presente pesquisa que permeia entre as artes cênicas e a religião através de uma cultura bastante distante dos estudos atuais. A presente pesquisa, explora não apenas o campo das artes e da religião, como também o campo da antropologia que por sua vez, dialoga diretamente com as artes cênicas.

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Publicado

06/14/2021

Como Citar

Costa Baptista Mariani, C. M. ., & Corrêa da Silva, B. C. . (2021). ARTE SAGRADA: : BHARATANATYAM COMO FORMA DE REPRESENTAÇÃO CÊNICA E ADORAÇÃO RELIGIOSA PROTAGONIZADA POR MULHERES. Identidade!, 25(1), 4–18. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/197

Edição

Seção

ARTE, MÚSICA E DIVERSIDADE