ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA INSERÇÃO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE

Autores

  • Carmem G. Burgert Schiavon

Palavras-chave:

História, Cultura Afro-Brasileira, Educação, Rio Grande

Resumo

A presente proposta visa apresentar algumas das discussões no Município do Rio Grande acerca da institucionalização da Lei 10639/2003 a partir da execução do Projeto de Extensão “Mapeamento, análise e universalização de políticas afirmativas voltadas à inserção curricular da História e da Cultura Afro-Brasileira no Município do Rio Grande”, financiado pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt) do Ministério da Educação, o qual teve início em maio de 2013. A realização deste Projeto tem sua raiz em uma demanda própria estabelecida por docentes do Município do Rio Grande, por ocasião da realização de oficinas do PIBID em Escolas Municipais da região; nestes momentos, a preocupação dos professores com a incipiente preparação para o trabalho com a História e a Cultura Afro-Brasileira, de modo curricular, se mostrou uma constante. Com base nestas considerações, busca-se diagnosticar e avaliar o desenvolvimento da História e da Cultura Afro-Brasileira no âmbito do Município do Rio Grande e a partir desta realidade, efetuar a proposição de ações afirmativas relacionadas às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais.

Biografia do Autor

Carmem G. Burgert Schiavon

Doutora em História. Professora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI-FURG).

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Publicado

08/23/2022

Como Citar

Schiavon, C. G. B. (2022). ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA INSERÇÃO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE. Identidade!, 19(1), 5–11. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/1763

Edição

Seção

DOSSIÊ