EDUCAÇÃO INFANTIL E ANTIRRACISMO NA ENCRUZILHADA DA DIÁSPORA AFRICANA NO SUL DO BRASIL
Palavras-chave:
Educação das Relações Étnico-Raciais, Educação Antirracista, Educação Infantil, Representatividade, Ambiência racial, Encruzilhada, Diáspora AfricanaResumo
Ao apresentar registros de falas de crianças, alunas da Educação Infantil, coletados a partir de relatos de atividades realizadas por discentes do UNIAFRO, curso da Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, compartilham-se reflexões acerca dos desafios que se colocam à proposição da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e da Educação Antirracista no âmbito da Educação Infantil, pensadas a partir da Pedagogia das encruzilhadas. Pontua-se, no desenvolvimento do texto, a importância do reconhecimento dos impactos da ideologia do branqueamento na sociedade brasileira e discute-se sobre as dimensões da Educação Antirracista e da ERER. Por fim, conclui-se com o delineamento dos elementos considerados fundamentais para a adoção de uma atitude docente comprometida com o enfrentamento do racismo na escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.