2001: Uma Odisseia no Espaço à luz da religião vivida

Autores

  • Ruben Marcelino Bento da Silva Faculdades EST
  • Caroline Julie da Rosa Cougo Faculdades EST

Palavras-chave:

Preocupação Última, Religião vivida, Imaginação, Ficção científica, 2001: Uma Odisseia no Espaço

Resumo

Neste artigo, pretende-se aproximar a ficção científica e o fenômeno religioso tomando a religião vivida como referência conceitual. Inicia-se chamando atenção para o interesse atual pela espiritualidade individual do dia a dia. Nessa direção, destaca-se o conceito de “preocupação última” do teólogo alemão Paul Tillich. Sinaliza-se que temas religiosos vêm aparecendo cada vez mais em novas produções de mídia. Toma-se, então, como objeto de análise o longa-metragem 2001: Uma Odisseia no Espaço, dirigido por Stanley Kubrick. Por fim, oferecem-se breves comentários acerca de assuntos observados na trama do filme que preocupam existencialmente o indivíduo, entre eles, a finitude, o medo do desconhecido e a liberdade humana.

Biografia do Autor

Ruben Marcelino Bento da Silva, Faculdades EST

Mestre e Doutor em Teologia pela Faculdades EST (São Leopoldo, RS). Pós-doutorando em Letras pela UEMS (Dourados, MS). Licenciado em Letras pela Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro, RJ). Graduando em História pela UFRGS (início em 2023). Atualmente é professor de Teologia (área bíblica, Antigo Testamento) na Graduação e na Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST. Integra o Grupo de Pesquisa "Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos" (NUPEQ) da UEMS e os Grupos de Pesquisa "Bíblia, Arqueologia e Religião" (BAR) e "Laboratório de Cinema, Cultura Pop e Religião" (CineLab) da Faculdades EST.

Caroline Julie da Rosa Cougo, Faculdades EST

Mestranda em Teologia pela Faculdades EST (São Leopoldo, RS).  Graduada em Letras (Português/Inglês; 2018) pela UNISINOS (São Leopoldo, RS).

Downloads

Publicado

2024-02-20

Como Citar

Bento da Silva, R. M., & Julie da Rosa Cougo, C. (2024). 2001: Uma Odisseia no Espaço à luz da religião vivida. TEAR ONLINE, 12(2), 88–106. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/tear/article/view/2833