Espiritualidade e Neurociência: possibilidades práticas nos dias de hoje

Autores

Palavras-chave:

Espiritualidade, Neurociências, Possibidades Práticas

Resumo

A neurociência tem apresentado diversas descobertas sobre o funcionamento do cérebro humano e como este se comporta em situações catalogadas como espirituais. Nesse sentido, este artigo considera a relação existente entre a religião, espiritualidade e neurociência e pergunta como esta nova compreensão pode contribuir para as práticas de espiritualidade existentes e novas. Partimos da hipótese de que a prática da espiritualidade gera mudanças em partes do cérebro que estão ligadas com reações químicas e biológicas, que leva a mudanças comportamentais da pessoa e, por consequências, no seu entrono social. O amor é analisado como uma dessas mudanças comportamentais e espirituais. O artigo está organizado da seguinte forma: caracterizamos e descrevemos o conceito de espiritualidade e as experiências que a compreendem; apresentamos as compreensões que a neurociência tem construído a respeito da espiritualidade; e, na última parte, compartilhamos algumas reflexões sobre a prática da espiritualidade nos dias de hoje.

Biografia do Autor

Júlio Cézar Adam, Faculdades EST

Júlio Cézar Adam é professor adjunto de Teologia Prática na Faculdades EST, em São Leopoldo/RS, Brasil. Possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (Faculdades EST - 1996) e doutorado em Teologia pela Universidade de Hamburgo, Alemanha (2004); Recebeu o prêmio Karl H. Ditze, da Universidade de Hamburgo, de tese de destaque, em 2004. Atua como professor de liturgia, homilética, ministério, edificação de comunidade e espiritualidade. É pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (2019 -) da Faculdades EST. Coordenou de 2014 a 2018 o Programa de Pós-Graduação da Faculdades EST. Coordena o grupo de pesquisa "Culto cristão, música e mídia na contemporaneidade." É fundador e coordenador do Beatitude: Centro de Espiritualidade, Psicologia e Bem Viver (2020 -); Diretor do Centro de Recursos Litúrgicos (CRL) e coordenador da Rede Latino Americana de Homilética (RedLah); Diretor da revista Estudos Teológicos (A2) (2014-2016; 2019 -), da Revista Tear Online (B3). Além disso, integra o conselho editorial das revistas Caminhando (UMESP - B2) e das revistas internacionais Studia Liturgica (A2), International Journal of Homiletics e International Journal of Practical Theology (A2). Desde 2001 é membro da Societas Liturgica. Desde 2012 é membro e também integrante do conselho diretor da Societas Homiletica. Desde 2016 é membro da International Academy of Practical Theology (IAPT), integrando atualmente o conselho executivo da organização. Desde 2010 integra a Global Network for Research Centres in Theology, Religious and Christian Studies. Desde 2017 é membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião ? SOTER. Integrou o Conselho Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE) ((2018-2020). Foi bolsista da CAPES/Humboldt (Pesquisador Experiente/Pós-Doutorado) na Universidade de Hamburgo/Alemanha, de 2015-2018, pesquisando sobre Teologia Prática, cultura pop e religião vivida no cinema brasileiro. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC/RS (2011-2012), pelo PROCAD/CAPES, pesquisando sobre elementos religiosos na indústria cultural de Max Horkheimer e Theodor Adorno. Como pesquisador residente investigou a mesma temática em 2016-2017 no Center of Lived Religion, da Universidade Livre de Amsterdam. Tem pesquisado na área da Teologia Prática, mais especificamente no âmbito do culto cristão, liturgia e homilética, ministério e edificação de comunidade, ensino religioso, espiritualidade e temas relacionados a mídias, cultura pop e religião vivida, comportamento e religiosidade juvenil na atualidade.

Downloads

Publicado

2023-01-25

Como Citar

Michael Barría, K. A. F., Cézar Adam, J. ., & Puntel, C. . (2023). Espiritualidade e Neurociência: possibilidades práticas nos dias de hoje. TEAR ONLINE, 11(2), 67–88. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/tear/article/view/2090