O filtro dos sonhos como proposição artística no fazer educativo
Palavras-chave:
Educação, Sonhos, Experimentação, Filtro dos sonhos, Pedagogia da TramaResumo
Este trabalho está vinculado as minhas pesquisas de mestrado e doutorado em Educação, pela Universidade Federal de Pelotas, e tem como objetivo apontar como o filtro dos sonhos, artefato de origem indígena norte-americana, pode ser utilizado no fazer educativo e pedagógico. A proposição artística de construção de filtro dos sonhos pode ser utilizada como recurso pedagógico de aproximação com crianças, jovens e adultos, onde, para além da construção artesanal desse objeto, busca-se criar um espaço de troca e reflexão, onde nossas histórias, experiências, discursos e visões críticas podem ser compartilhadas, evidenciando conhecimentos que emergem de diferentes perspectivas. A partir da experimentação, do fazer artístico, da exploração do sensível, dos sentimentos e dos sonhos, como um lugar crítico e reflexivo, busca-se a valorização dos saberes locais e não hegemônicos, bem como a construção de práticas educativas sensíveis, críticas e transformadoras.