O ensino da alteridade e sexualidade a partir do letramento de gênero

Autores

  • Sheila Cibele Krüger Carvalho UNIJUÍ
  • Mariana Emilia Bandeira UNIJUÍ
  • Ana Luísa Dessoy Weiler UNIJUÍ

Palavras-chave:

Gênero, Educação, Sexualidade, Alteridade

Resumo

Na escola a criança se depara com o diferente, possibilitando o desenvolvimento dos conceitos de diversidade e consequentemente, da alteridade. A alteridade, para a antropologia, se estrutura a partir da cultura. Para a psicologia, a alteridade é um produto do processo de construção e de exclusão dentro do sujeito. Desse modo, a educação escolar tem como papel, não apenas a construção do conhecimento científico, mas também o papel de mediar a diferença. E neste espaço de construção de conceitos do que é ou não diferente, a instrução sobre sexualidade, a partir do letramento de gênero, é de suma importância na construção de uma sociedade mais igualitária e menos violenta. Isso porque, a construção social de papeis de gênero é a base de todas as relações – saudáveis ou não -, justificando comportamentos agressivos nos ambientes escolares.

Biografia do Autor

Sheila Cibele Krüger Carvalho, UNIJUÍ

Mestranda em Direitos Humanos no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito da UNIJUÍ. Bolsista PROSUC/CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos. Médica Ginecologista. Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mariana Emilia Bandeira, UNIJUÍ

Mestranda em Direitos Humanos no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito da UNIJUÍ. Bolsista PROSUC/CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos. Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

Ana Luísa Dessoy Weiler, UNIJUÍ

Mestranda em Direitos Humanos no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito da UNIJUÍ. Bolsista PROSUC/CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos. Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2023-12-05