A produção teológica feminista e de gênero nos trabalhos finais do Mestrado Profissional em Teologia da Faculdades EST (2013-2022)

Autores

  • Samira Rossmann Ramlow Faculdades EST
  • André S. Musskopf UFJF

Palavras-chave:

Política de Justiça de Gênero., Mestrado Profissional, Produção acadêmica feminista e de gênero

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa quantitativa sobre a produção teológica feminista e de gênero no âmbito do Mestrado Profissional em Teologia da Faculdades EST. Esta pesquisa faz parte de um projeto mais amplo que visa avaliar os impactos da Política de Justiça de Gênero (PJG) na Faculdades EST. Ela dá continuidade e segue os critérios de análises estabelecidos em pesquisa anterior publicada no livro “Teologia Feminista e de Gênero na Faculdades EST: A construção de uma área do conhecimento”, de André S. Musskopf. Para tanto foram catalogados todos os trabalhos finais defendidos de 2013 a 2022 com a finalidade de realizar análises estatísticas diversas a partir de categorias que evidenciem questões de gênero. Para esse artigo foram destacadas questões de autoria e orientação, tipo de produção teológica e uso de linguagem inclusiva. Percebe-se, por fim, uma presença significativa de mulheres nesse curso, bem como um crescente número dos estudos feministas e de gênero nos trabalhos produzidos, confirmando que há impactos desde a implementação da PJG na Faculdades EST.

Biografia do Autor

André S. Musskopf, UFJF

Doutor em Teologia. Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora e integrante do Grupo de Pesquisa Religião, Educação e Gênero – REDUGE.

Downloads

Publicado

2023-12-05