Gênero e empoderamento

A igualdade de gênero é possível

Autores

  • Irineu Costella Unioeste
  • Silvana Filippi Chiela Rodrigues Unioeste
  • Alvori Ahlert Unioeste
  • Ana Isa dos Reis Faculdades EST

Palavras-chave:

Desigualdade, Desempoderamento, Empoderamento, Gênero, Igualdade

Resumo

Na observação quotidiana, empírica, da relação homem e mulher, constata-se uma posição dominante, do homem, e posição subordinada por parte da mulher, o que levanta questões sobre essa relação: a) É natural, consequente das diferenças fisiológicas: sexo masculino e sexo feminino, sendo o primeiro superior ao segundo? b) É da ordem divina da Criação? c) É uma construção social, portanto, cultural, própria de um determinado tempo e espaço – circunstâncias – dado que o ser humano é ele (ela) e suas circunstâncias? O presente estudo bibliográfico procura revisitar a Constituição judaico-cristã, na perspectiva de gênero e empoderamento. Podem-se encontrar no texto sagrado as ‘raízes’ para o desempoderamento da mulher, no Primeiro Testamento e seu empoderamento, no Segundo, por obra de Jesus? A esperança é encontrar em Jesus a possibilidade de igualdade de gênero, proporcionando, na relação homem-mulher, uma vida prazerosa que vale a pena ser vivida.

Biografia do Autor

Irineu Costella, Unioeste

Doutorando em Desenvolvimento Rural Sustentável no (PPG-DRS, Unioeste), Mestre em Teologia, pela Pontifícia Universitas Lateranensis, Roma; Especialista em Teologia e Missão, pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana; Graduado em Filosofia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Graduado em Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Bolsista da CAPES.

Silvana Filippi Chiela Rodrigues, Unioeste

Doutoranda em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPG-DRS, Unioeste), Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela União de Ensino Superior do Paraná (UESPAR); graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsista da CAPES.

Alvori Ahlert, Unioeste

Pós-Doutor em Educação, Doutor em Teologia, Mestre em Educação nas Ciências. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – PPG-DRS, Unioeste.

Ana Isa dos Reis, Faculdades EST

Mestre em Teologia, na área de Liturgia, pelo PPG/Faculdades EST; Bacharel em Teologia, pela Faculdade EST. Bacharel em Teologia pela Faculdades EST.

Downloads

Publicado

2023-12-05