Reflexões sobre mitos, ritos e espiritualidade indígenas

Autores

  • Linda Siokmey Tjhio Cesar Pestana

Palavras-chave:

Indígena, Mito, Rito, Espiritualidade, Ecologia

Resumo

A vida e a caminhada dos indígenas no Brasil têm riquezas que passam despercebidas pela cultura colonialista e capitalista atual. Os Potiguara e os Tabajara no Paraíba vivenciam há anos, conflitos com a sociedade hodierna, onde não há espaço adequado para a conservação de seus mitos, ritos e espiritualidade. A humanidade e a ecologia sofrem com a exclusão desse povo e com o desmatamento associado, já que a sabedoria indígena inclui relações saudáveis do ser humano consigo mesmo, com o outro, com a natureza e com o transcendente, que podem contribuir para transformar e reverter os estragos sócio-político-econômicos desencadeados na atualidade. Esse texto é produto de pesquisa bibliográfica e pretende informar e convidar o leitor à uma reflexão sobre as causas indígenas, dos quilombolas e do espaço ecológico, que são de todos e todas nós, já que indivíduo faz parte desse emaranhado de povos.

Biografia do Autor

Linda Siokmey Tjhio Cesar Pestana

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões – PPGCR/UFPB, Especialista em Aconselhamento e Psicologia Pastoral – EST, Bacharel em Teologia – FACETEN, Cirurgiã-Dentista – FOUSP, Terapeuta Comunitária Integrativa – ABRATECOM, Capacitada em Prevenção do Uso de Drogas – UFSC/SENAD, Participante do Grupo de Pesquisa: Religiões, Identidades e Diálogos – UNICAP. Recife/PE/Brasil.

Downloads

Publicado

04/27/2022

Como Citar

Pestana, L. S. T. C. (2022). Reflexões sobre mitos, ritos e espiritualidade indígenas. Identidade!, 20(2), 95–102. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1524