O imperador Haile Selassie I e o movimento Rastafári na Etiópia

análise do discurso na Liga das Nações em 1936 e de Macus Garvey no jornal The Blackman

Autores

  • Alessandro Martins Gomes

Palavras-chave:

Movimento Rastafári, Haile Selassie I, Marcus Garvey

Resumo

A proposta do artigo é fazer a análise do discurso do imperador Haile Salassie I proferido na Liga das Nações em 1936 e o movimento Rastafári, sobretudo nos contextos físico, psicológico, cultural, histórico e político, e, também, analisar seus agentes e ideologia de base; e também o discurso de Marcus Garvey publicado no jornal The Blackman. A proposta é retomar a origem desses dois recursos como forma de tentativa de mudança no cenário da história da Etiópia, uma vez que, independentemente do que ocorresse, os africanos sempre iram lutar pela África. Serão apresentados os dados peculiares, os componentes envolvidos e os diversos contextos a serem analisados dentro do discurso de Haile Salassie I e sua relação com a origem do Rastafarianismo ou Movimento Rastafári, e, também, a ideologia que se baseia Marcus Garvey em sua relação com Haile Salassie I. A pesquisa é de revisão bibliográfica baseada no discurso oral de Haile Salassie I e do artigo publicado por Marcus Garvey no jornal The Blackman. A relevância da pesquisa está na luta de algumas das diversas figuras importantes que passaram pela história da África, mais especificamente pelo povo da Etiópia na luta por uma nação mais justa. Concluímos assim, com a importância dos referidos discursos para a historiografia da África, e mais especificamente da história da Etiópia.

Biografia do Autor

Alessandro Martins Gomes

Doutorando em Estudos Clássicos: Mundo Antigo na Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Teologia nas Faculdades EST e em História do Império Português na Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

Downloads

Publicado

03/31/2022

Como Citar

Gomes, A. M. (2022). O imperador Haile Selassie I e o movimento Rastafári na Etiópia: análise do discurso na Liga das Nações em 1936 e de Macus Garvey no jornal The Blackman. Identidade!, 21(2), 251–260. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1426

Edição

Seção

DIVERSIDADE E IDENTIDADE