Direito à educação de qualidade e o racismo no ambiente escolar

Autores

  • Clemildo Anacldto Silva

Palavras-chave:

Educação étnico-racial, Educação e Direitos Humanos, Racismo

Resumo

Esse texto tem por objetivo discutir ideia de que o direito a um ensino de qualidade não se realiza somente com uma boa estrutura física, professores bem remunerados e qualificados. O conteúdo curricular bem como o ambiente escolar, são elementos indispensáveis para pensar um ensino de qualidade. Nesse sentido, o texto debate a tese de que o racismo presente desde o ensino básico até o ensino superior se constitui em um problema relacionado a qualidade do ensino. Desta forma, as políticas públicas e os Direitos Humanos são instrumentos imprescindíveis no combate ao racismo e promoção da educação de qualidade.

Biografia do Autor

Clemildo Anacldto Silva

Doutor em Ciência da Religião. Mestre em Educação. Licenciado em Filosofia. Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Educação, Diversidade e Direitos Humanos. Professor no Mestrado em Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista-IPA. Porto Alegre-RS.

Downloads

Publicado

01/05/2022

Como Citar

Silva, C. A. (2022). Direito à educação de qualidade e o racismo no ambiente escolar. Identidade!, 22(2), 308–322. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1247