IMAGINÁRIO AFRICANO NO ESTUDO ARQUEOLÓGICO DE QUILOMBOS

Autores

  • Cláudio Baptista Carle

Palavras-chave:

Arqueologia, Quilombos, Imaginário

Resumo

O imaginário entendido como uma atmosfera envolta por sistemas simbólicos que constituem imagens sobre os pensamentos descritos. Estudo este no campo do imaginário de Gilbert Durand. Investigo a atmosfera de produção das pesquisas arqueológicas e históricas brasileiras, realizadas no Rio Grande do Sul, nos últimos anos, sobre a formação dos quilombos. Evidencio, a partir dos imaginários dos pesquisadores, baseado em suas publicações, a forma europocêntrica e modelar e apresento uma alternativa, com a busca do imaginário dos protagonistas, possibilitar uma renovação nas ideias que gestam as pesquisas arqueológicas sobre o tema. Esta possibilidade se faz sentir através de uma arqueologia compartilhada.

Biografia do Autor

Cláudio Baptista Carle

Doutor, Professor do Bacharelado em Antropologia, membro LAMINA (Laboratório multidisciplinar de investigações arqueológicas), do PPGA (Programa de Pós-Graduação em Antropologia) do Instituto de Ciências Humanas da UFPel e do GEPIEM (Grupo de estudos e pesquisas em imaginário educação e memória) da Faculdade de Educação UFPEL.

Downloads

Publicado

09/09/2022

Como Citar

Carle, C. B. (2022). IMAGINÁRIO AFRICANO NO ESTUDO ARQUEOLÓGICO DE QUILOMBOS. Identidade!, 18(2), 160–178. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1843