O conceito de alteridade em Emmanuel Lévinas

aportes a partir da tradição talmúdica para o pensamento teológico-crítico latino-americano

Autores

  • Adriel Moreira Barbosa

Palavras-chave:

Ética da responsabilidade, Outro, Talmude

Resumo

Este artigo apresenta o conceito de Alteridade em Emmanuel Lévinas como um aporte importante para a construção do pensamento teológico-crítico latino americano. O desenvolvimento deste conceito é gestado pelo filósofo através de seu conhecimento da tradição talmúdica, o que caracteriza um elemento diferenciador frente a filosofia ocidental, pois Lévinas abandona a concepção do Amor da filosofia ocidental – amor ao saber –, transformando sua semântica, para compreendê-lo como justiça ao próximo. Assim, para Lévinas, o amor pelo outro seria tecido na afecção e na inspiração do rosto/corpo deste outro, tornando-se anterior ao estatuto da ontologia. Portanto, apresentamos a proposta da ética como filosofia primeira, considerando que o pensamento crítico levinasiano encarna a interpretação da sabedoria de Atenas a partir do amor de Jerusalém. Assim, o Outro toma lugar preponderante na filosofia de Lévinas, destacando a importância da relação face-a-face em qualquer reflexão filosófico-teológica. Propomos, portanto, uma reflexão que contribua criticamente para a análise de teologias gestadas no ambiente latino-americano, permeado de injustiças e sofrimento das vítimas do sistema-mundo que vivemos.

Biografia do Autor

Adriel Moreira Barbosa

Graduado em Teologia pelo Universidade da Grande Dourados, MS. Mestrando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

04/27/2022

Como Citar

Barbosa, A. M. (2022). O conceito de alteridade em Emmanuel Lévinas: aportes a partir da tradição talmúdica para o pensamento teológico-crítico latino-americano. Identidade!, 20(2), 39–48. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1518