PAPÉIS DA GESTÃO ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MAESTRO MIGUEL ALVES DA SILVA NO PROJETO “DE MÃOS DADAS COM A CULTURA AFRO-BRASILEIRA”

Autores

  • Marcos Vinicius de Freitas Reis Universidade do Estado do Amapá
  • Rodrigo Barbosa Bastos Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Decolonialidade, Ensino Religioso

Resumo

O presente artigo tem por objetivo estudar os papéis da gestão escolar da EMEF Maestro Miguel Alves da Silva no projeto “De mãos dadas com a cultura afro-brasileira”. O problema de pesquisa tratou da seguinte questão: quais os papéis da gestão escolar da EMEF Maestro Miguel Alves da Silva no projeto “De mãos dadas com a cultura afro-brasileira”? A metodologia parte de uma pesquisa exploratória realizada através de um estudo de caso e pesquisa documental, contendo uma abordagem qualitativa do objeto. Os resultados apontaram que o projeto é importante para a materialização de práticas educacionais decoloniais e que configuram a abordagem plural, laica e diversificada do fenômeno e da prática educacional do ensino religioso e que com a diminuição dos casos de Covid-19, o retorno do projeto no ambiente escolar da EMEF Maestro Miguel Alves da Silva será possibilitado, alcançando, assim, sua importante continuidade socioeducacional.

Downloads

Publicado

04/20/2023

Como Citar

Vinicius de Freitas Reis, M., & Barbosa Bastos, R. (2023). PAPÉIS DA GESTÃO ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MAESTRO MIGUEL ALVES DA SILVA NO PROJETO “DE MÃOS DADAS COM A CULTURA AFRO-BRASILEIRA”. Identidade!, 27(2), 381–409. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2268