UMA DISCUSSÃO SOBRE A IMPRENSA

PERCEPÇÕES DISCENTES A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DO CURSO “ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM MEIO À PANDEMIA DO COVID-19”

Autores

  • Carmem G. B. Schiavon Universidade Federal do Rio Grande
  • Leonardo de Melo Belem Colégio Carlos Maximiliano

Palavras-chave:

Curso de Extensão, Cultura afro-brasileira, Relações étnico-raciais, Imprensa, Educação

Resumo

O presente trabalho está direcionado ao trato com a educação para as relações étnico-raciais, tendo como foco a análise das falas dos discentes do Curso de Extensão “Estratégias de educação das relações étnico-raciais em meio à Pandemia do COVID-19”, financiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande (PROEXC-FURG). Nesta esteira, as falas dos cursistas servem como base para a compreensão de como se pode formular um debate acerca de uma prática educativa com um viés antirracista. Autores como Petronilha Gonçalves e Silva, Nilma Lino Gomes e José Antônio dos Santos, apresentam conceitos que são fundamentais para a compreensão acerca de elementos culturais, sociais e políticos, constantes nos diversos espaços de ensino. A partir de uma videoaula do referido Curso de Extensão, relacionada à imprensa negra e aos clubes abolicionistas, foi proposta uma tarefa para os discentes. Mediante a observação dessa atividade, a qual questionava os alunos sobre a importância da imprensa para o desenvolvimento de uma educação antirracista, objetiva-se observar o olhar discente acerca das relações étnico-raciais. O curso foi realizado entre os meses setembro a dezembro de 2020, e trouxe um retrato realista das percepções dos cursistas; os quais em tempos de pandemia, puderam perceber as contribuições do jornalismo (historicamente falando) e, também, no período atual, tendo em vista os elementos étnico-raciais e a necessidade de discussão relacionada aos mesmos.

Downloads

Publicado

04/20/2023

Como Citar

G. B. Schiavon, C. ., & de Melo Belem, L. (2023). UMA DISCUSSÃO SOBRE A IMPRENSA: PERCEPÇÕES DISCENTES A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DO CURSO “ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM MEIO À PANDEMIA DO COVID-19”. Identidade!, 27(2), 159–178. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2255