UMA ANÁLISE DA TRÍADE BANTU:

UMBANDA, REINADO E CANDOMBLÉ DE ANGOLA – NO CENTRO ESPÍRITA SÃO SEBASTIÃO (CESS)

Autores

  • Zuleica do Carmo Garcia de Barcelos PUC/MG

Palavras-chave:

Umbanda, Reinado, Candomblé, CESS

Resumo

Esse artigo tem como proposta analisar três tradições religiosas afro-brasileiras – umbanda, reinado e candomblé de  Angola – no Centro Espírita São Sebastião (CESS). Partindo da vertente que o espaço geográfico utilizado pelas três manifestações seja o mesmo, o  estudo permitirá compreender como essas sobrevivem em um mesmo local  sagrado assegurando e demarcando suas identidades específicas. Identidades  já legitimadas por sua  historicidade e suas tradições culturais. Para tanto, foi necessário a coleta de  dados através da observação, além de  informações ouvidas e registradas, como também o suporte de pesquisadores teóricos com embasamento para a escrita. A pesquisa permitiu ao final compreender como a identidade legitimada é necessária para assegurar os ritos, a liturgia e a fé de seus  seguidores.

Biografia do Autor

Zuleica do Carmo Garcia de Barcelos, PUC/MG

Mestra em Ciências da Religião pela PUC-MG. Bolsista parcial no programa de bolsa interna da PUC/MG – Pontifícia Universidade Católica, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Contato: zuleicacgbarcelos@gmail.com.

Downloads

Publicado

11/16/2022

Como Citar

Barcelos, Z. do C. G. de. (2022). UMA ANÁLISE DA TRÍADE BANTU: : UMBANDA, REINADO E CANDOMBLÉ DE ANGOLA – NO CENTRO ESPÍRITA SÃO SEBASTIÃO (CESS). Identidade!, 27(1), 137–154. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/2069

Edição

Seção

RELIGIÃO, IDENTIDADE E HISTÓRIA

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.