AFRO-POMERANOS

ENTRE A POMERÂNIA LEMBRADA E A ÁFRICA ESQUECIDA

Autores

  • Patrícia Weiduschadt
  • Marcos Teixeira Souza
  • Cássia Raquel Beiersdorf

Palavras-chave:

Afrodescendentes, Pomeranos, Diáspora, Religiosidade, Educação

Resumo

Para Durkheim, numa visão funcionalista da Sociedade, a educação desempenha um papel preponderante na formação de valores culturais, ideológicos, científicos e sociais, fazendo assim que a vontade e os modelos de bom ou ruim, propostos por uma geração, passem para outra. Neste aspecto, a lei 10.639 questiona uma formação docente e discente, cuja visão de mundo e currículo sejam eurocêntricos e gobinistas, reafirmando a necessidade de repensar criticamente a escola como uma instituição social imersa em uma sociedade plural, do ponto de vista étnico e cultural, em que os atores sociais não se encontram, muitas vezes, centrados em uma única identidade e cultura. Tal problemática se torna explícita ao se deparar com os afro-pomeranos ou pomeranos negros de Canguçu, Arroio do Padre e São Lourenço do Sul. Acentuam-se diferenciações históricas e culturais da constituição desses povos no Brasil, mas as relações entre estes grupos foram marcadas, em certa medida, na aproximação pelo trabalho, que não era escravo, mas assalariado, e pela religiosidade, como exemplo, o caso da comunidade negra luterana, entre pomeranos em Manoel do Rego em Canguçu. Os negros apropriaram-se da língua pomerana como forma de adaptação, mas não sem resistências, prova que os objetos e símbolos de sua cultura estão representados nesses espaços, ainda que, de forma escamoteada.

Biografia do Autor

Patrícia Weiduschadt

Doutora em Educação - UNISINOS- Professora efetiva da Faculdade de Educação- Universidade Federal de Pelotas. Contato: prweidus@gmail.com.

Marcos Teixeira Souza

Doutorando em Sociologia – IUPERJ. Colaborador no Centro de Estudos Afro-asiáticos (CEAA).
Contato: prof1marcos@hotmail.com.

Cássia Raquel Beiersdorf

Mestranda em Educação – UFPEL. Contato: cassinhacrb@hotmail.com.

Downloads

Publicado

09/09/2022

Como Citar

Weiduschadt, P. ., Souza, M. T., & Beiersdorf, C. R. (2022). AFRO-POMERANOS: ENTRE A POMERÂNIA LEMBRADA E A ÁFRICA ESQUECIDA. Identidade!, 18(2), 249–263. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1850