UM DIÁLOGO ENTRE A LEI 10.639/03 E O PENSAMENTO FILOSÓFICO DO CAMARONÊS MARCIEN TOWA

Autores

  • Roberto Jardim da Silva

Palavras-chave:

Filosofia africana, Revisão histórica, Lei 10.639/03, Desconstrução de falsos silogismos

Resumo

O objetivo desse trabalho é estabelecer um dialogo entre o pensamento filosófico do camaronês Marcien Towa e a proposta da lei 10.639/03. Ao tornar obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas do Brasil, a lei 10.639/03 visa a desconstrução da forte presença do eurocentrismo e da ideologia do branqueamento no ensino brasileiro. Do outro lado do Atlântico, Towa busca colocar em questão a possibilidade de existência de uma filosofia africana. Ao fazê-lo, ele se propõe a responder à pergunta “Existe uma filosofia negro-africana?”. Durante a construção de sua resposta, Towa evidencia a forma equivocada como os europeus construíram o falacioso silogismo que infere que os negros africanos são incapazes de racionalidade e, portanto, incapazes de participarem da construção da história universal. A desconstrução que o autor faz desse pensamento tem muitos pontos em comum com a desconstrução que a lei 10.639/03 busca fazer, da forma também equivocada, como a população negra é vista no Brasil - como não sujeitos da própria história e da história do Brasil. Para pensar a construção da ideia da não iniciativa histórica dos negros será usado o pensamento de Knolo e para pensar a desconstrução do etnocentrismo sera usado o pensamento Gilroy.

Biografia do Autor

Roberto Jardim da Silva

Mestrando no programa de pós-graduação em sociologia, pela Universidade Federal do Paraná; professor de francês no Centro de Línguas e interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (CELIN UFPR) e tradutor de francês; membro do Conselho Editorial da Revista Sociologias Plurais da pós-graduação da Universidade Federal do Paraná e membro no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR.

Downloads

Publicado

09/09/2022

Como Citar

Silva, R. J. da. (2022). UM DIÁLOGO ENTRE A LEI 10.639/03 E O PENSAMENTO FILOSÓFICO DO CAMARONÊS MARCIEN TOWA. Identidade!, 18(2), 138–151. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1841