RELAÇÃO ENTRE CAPITAL CULTURAL E CONSCIÊNCIA RACIAL DE PROFESSORAS NEGRAS

Autores

  • Maria Rita Py Dutra

Palavras-chave:

Professoras Negras, Capital cultural, Consciência racial

Resumo

O presente artigo referencia-se na pesquisa de mestrado da autora, intitulada Rompendo Barreiras: a relação entre capital cultural e consciência racial de professoras negras. O objetivo geral foi identificar fatores presentes na relação entre capital cultural e consciência racial na escolha da profissão de professora e no seu decorrer procurei compreender as evidências da consciência racial na prática docente das informantes, buscando conhecer a metodologia de trabalho adotada com relação à temática étnico-racial, haja vista estarmos próximo às comemorações dos dez anos de aprovação da Lei 10.639/03. Consiste em uma pesquisa etnográfica em que registro as trajetórias de vida das professoras, suas memórias, tanto da vida escolar, quanto profissional; as motivações que as levaram a escolher a profissão; os fatos que marcaram sua formação e prática pedagógica e o comprometimento das mesmas em reverterem situações de racismo. A pesquisa ocorreu em Santa Maria/RS, com inicio em dezembro/2010, prolongando-se no decorrer do ano de 2011.

Biografia do Autor

Maria Rita Py Dutra

Pedagoga, Especialista em Supervisão Escolar e mestra em Antropologia, Pesquisadora do Núcleo de Estudos Contemporâneos do Curso de Ciências Sociais/UFSM.

Downloads

Publicado

09/08/2022

Como Citar

Dutra, M. R. P. (2022). RELAÇÃO ENTRE CAPITAL CULTURAL E CONSCIÊNCIA RACIAL DE PROFESSORAS NEGRAS. Identidade!, 18(3), 441–455. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1838