CLUBE GUARANI E MISS MULATA

ESPAÇO E VALORIZAÇÃO DA NEGRITUDE (ARROIO GRANDE, RS)

Autores

  • Beatriz Floôr Quadrado

Palavras-chave:

Clube Guarani, Miss Mulata, Estereótipos, Preconceito

Resumo

O estudo analisa a história do Clube Guarani de Arroio Grande (RS), um clube negro fundado em 1920 devido ao forte preconceito racial no município. No qual, os negros eram proibidos de frequentar clubes sociais e o CTG. Mas a associação é fechada por ordem judicial em 2006, por uma iniciativa de abaixo assinado da população, até mesmo de moradores distantes do prédio do clube. A pesquisa também analisa o concurso “Miss Mulata”, não apenas com o intuito de concurso de beleza, e sim como valorização de costumes e comportamentos, uma desconstrução de estereótipos negativos ligados à mulher negra. O trabalho aborda questões de preconceito no início da república brasileira e a construção da identidade do país, para isso se utilizou a metodologia da História Oral, pesquisas em jornais e acervos, além de leituras específicas relacionadas aos temas abordados.

Biografia do Autor

Beatriz Floôr Quadrado

Licenciada em História (UFPel). Estudante da especialização em Direitos Humanos e Cidadania (Unipampa- Jaguarão). Arroio Grande, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

09/08/2022

Como Citar

Quadrado, B. F. . (2022). CLUBE GUARANI E MISS MULATA: ESPAÇO E VALORIZAÇÃO DA NEGRITUDE (ARROIO GRANDE, RS). Identidade!, 18(3), 303–311. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1820