“QUESTÕES” AFROLATINOAMERICANAS E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

RELIGIÃO, MÍDIA E CULTURA

Autores

  • María Cristina Ventura

Palavras-chave:

Afrolatinoamericano, Afrodescendente, Experiências Complexas, resistência

Resumo

Neste trabalho, propõe-se o afrolatinoamericano e o afrodescendente para além do lugar designado, e quebrar um "consenso" que mascara grupos não assinados como seres humanos e, pelo tanto, excluídos. É chave o diálogo com autores como Walter D. Mignolo e outros, que revelam o colonialismo na sua tarefa de desintegração, discriminação e exclusão. Também, a reflexão leva a considerar o afrolatinoamericano e o afrodescendente como experiências complexas que dizem não só do viver e as situações de vida, mas que também permitem lembrar as raízes que evocam as origens, e a resistência à religião, a mídia e a cultura no rol reprodutor de colonialismo.

Biografia do Autor

María Cristina Ventura

Doctora en Ciencias de la Religión. Docente – Investigadora, en Universidad De La Salle, San José, Costa Rica. Área de Investigación, Biblia, Epistemología, Pedagogía, Interculturalidad, género.

Publicado

07/31/2022

Como Citar

Ventura, M. C. (2022). “QUESTÕES” AFROLATINOAMERICANAS E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: RELIGIÃO, MÍDIA E CULTURA. Identidade!, 19(2), 4–12. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1705

Edição

Seção

DIVERSIDADE E IDENTIDADE