Protagonismo negro estendido a educação na perspectiva da lei 10.639/03

Autores

  • Bianca Lopes Brites
  • Gilvan Moraes

Palavras-chave:

Museu Treze de Maio, Lei 10.639/03, Discriminação étnico-racial

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo investigar a atuação do Clube Treze de Maio, posteriormente transformado em Museu Comunitário - Museu Treze de Maio - do município de Santa Maria - Rio Grande do Sul, como espaço cultural e social de empoderamento negro. Assim, foram abordadas as estratégias para ampliação de suas ações no âmbito educacional na perspectiva da lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro brasileira. Diante da realidade de Santa Maria espaços culturais e sociais foram criados para o acolhimento do negro. Fez-se necessário esse protagonismo que se centra na sua inclusão frente uma sociedade segregada, logo no período pós-abolição. O Clube Treze de Maio foi criado no início do século XX (1903-1914) mantendo seu funcionamento até 1980, sendo um exemplo de organização importante para a inserção do negro como sujeito na sociedade santamariense. A partir de registros de atividades realizadas em parceria com escolas pelo MTM (antigo Clube Treze de Maio) se associou o antigo clube, que anteriormente era um espaço de luta pela inserção social do negro à extensão desta para dentro das escolas. Sendo assim, como primeiros resultados da investigação obteve-se uma verdadeira prática de implementação da lei 10.639/03 protagonizada pela equipe do Museu Comunitário Treze de Maio no município de Santa Maria-RS.

Biografia do Autor

Bianca Lopes Brites

Graduanda do Curso de História UFSM – Bolsista PIBID/CAPES. Santa Maria – Rio Grande do Sul / Brasil.

Gilvan Moraes

Mestrando do PPGH/UFSM – Bolsista CAPES/DS. Cruz Alta – Rio Grande do Sul/Brasil.

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Publicado

04/27/2022

Como Citar

Brites, B. L., & Moraes, G. (2022). Protagonismo negro estendido a educação na perspectiva da lei 10.639/03. Identidade!, 20(2), 62–72. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1521