A educação como espaço de superação de “indiferença e discriminação social”

argumentação e identidades em depoimento de uma professora universitária

Autores

  • Gilton Sampaio de Souza
  • Maria do Socorro Cordeiro de Souza
  • Marília Cavalcante de Freitas Moreira

Palavras-chave:

Argumentação, Identidade, Educação Superior, Transformação Social

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar e interpretar elementos do processo argumentativo do discurso de uma professora universitária, levando em consideração aspectos da constituição de sua identidade como cidadã, como aluna e profissional de uma instituição de ensino superior. O corpus é constituído por um depoimento escrito, no qual estão presentes elementos pertinentes a sua formação acadêmica, crescimento pessoal e atuação profissional. O aporte teórico advém da Nova Retórica, de estudos ligados à argumentação no discurso e da relação identidade e cidadania. Os resultados apontam que, no discurso analisado, há uma relação de causa e efeito entre formação educacional no ensino superior e melhoria da qualidade de vida. Para defender a tese e os argumentos centrais de seu discurso, a professora faz uso, sobretudo, de argumentos baseados na estrutura do real, nos quais o acesso à educação superior se configura como principal causa para o enfrentamento da pobreza e da discriminação social.

Biografia do Autor

Gilton Sampaio de Souza

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”. Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Pau dos Ferros/RN. giltonssouza@gmail.com

Maria do Socorro Cordeiro de Souza

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Rio Grande do Norte (UERN) e bolsista da FAPERN/CAPES; corrinhacordeiro@gmail.com

Marília Cavalcante de Freitas Moreira

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Rio Grande do Norte (UERN). Técnica de Nível Superior da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Pau dos Ferros/RN; maríliacavalcanteppge2016@gmail.com

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Publicado

04/16/2022

Como Citar

Souza, G. S. de, Souza, M. do S. C. de, & Moreira, M. C. de F. (2022). A educação como espaço de superação de “indiferença e discriminação social”: argumentação e identidades em depoimento de uma professora universitária. Identidade!, 21(1), 80–90. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1507

Edição

Seção

EDUCAÇÃO, SAÚDE E IDENTIDADE