O “SER-NO-MUNDO” E OS “UTENSÍLIOS DEVOCIONAIS”

UMA ANÁLISE MATERIAL DO “CRUZAMENTO” DE AMULETOS PELOS “PRETOS VELHOS” NA UMBANDA A PARTIR DA FENOMENOLOGIA HEIDEGGERIANA

Autores

  • Victor Pereira Aversa

Palavras-chave:

Cultura material, Religião material, Umbanda, Fenomenologia

Resumo

O presente artigo traz a análise de uma prática da Umbanda conhecida como “cruzamento”, que é um tipo de consagração feita por um “guia espiritual” sobre um amuleto ou qualquer tipo de objeto material, conferindo a este um status de “sagrado”. A análise a seguir foi feita a partir da perspectiva da cultura material, tomando como ferramenta teórica a fenomenologia heideggeriana que, a partir de uma contemplação teorética dos entes mundanos, se preocupa em abordar a relação entre esses entes e os indivíduos (o Dasein) no mundo. Por fim, foi possível observar, a partir desta análise, que esta relação do indivíduo com os fenômenos religiosos estudados se dá por meio do corpo, ou seja, da materialidade. São conhecimentos e tradições que se perpetuam por meio, não de uma escritura, mas pela cultura oral e pela materialidade do corpo do adepto.

Biografia do Autor

Victor Pereira Aversa

Mestre em Ciência da Religião pela PUC-SP e doutorando em Ciência da religião pela PUC-SP. São Paulo, SP, Brasil. Contato: victor.aversa.cre@gmail.com

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Publicado

12/01/2021

Como Citar

Aversa, V. P. (2021). O “SER-NO-MUNDO” E OS “UTENSÍLIOS DEVOCIONAIS”: UMA ANÁLISE MATERIAL DO “CRUZAMENTO” DE AMULETOS PELOS “PRETOS VELHOS” NA UMBANDA A PARTIR DA FENOMENOLOGIA HEIDEGGERIANA. Identidade!, 26(1 e 2), 264–276. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1206

Edição

Seção

RELIGIÃO, IDENTIDADE E HISTÓRIA