Dossiê 2023.1: Ensino de Matemática, Etnomatemática e Questões Étnico-Raciais

01/03/2023

A Revista identidade!, um periódico online multidisciplinar de livre acesso (ISSN 2178-437X), do Grupo de Pesquisa Identidade da Faculdades EST, lança dossiê para o primeiro semestre de 2023. Atualmente a revista foi classificada como QUALIS A2 no último Quadriênio (2017-2020).

A proposta considera que o grande desafio da educação para o século XXI é (re)pensar currículos escolares que expressem os paradigmas da cultura contemporânea e das diversidades, entre eles os que possam contemplar o Ensino da Etnomatemática através de práticas e ações pedagógicas que reflitam sobre as diferenças culturais, étnicas, religiosas, sociais e econômicas.

Com este intuito, o dossiê busca reunir pesquisadores e pesquisadoras que discutem à complexa e diversa realidade que é o Ensino de Matemática, Etnomatemática e as Questões Étnico-Raciais no contexto escolar da sala de aula.

O dossiê também receberá contribuições para as demais seções que são sobre Arte; Música e Diversidade; Diversidade e Identidade; Educação, Saúde e Identidade; Religião, Identidade e História, Resumos e Resenhas. Os artigos podem ser enviados até o dia 15 de março de 2023.

A coordenação é do Prof. Dr. Elivaldo Serrão Custódio, Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Professor Custódio é também Pedagogo, Matemático e Teólogo. Professor Substituto na Universidade Estadual do Amapá (UEAP). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq).